sábado, 5 de maio de 2012

Os batoteiros


António Carraça "Não queremos ser campeões com batota.

É certo que não há derrota do Benfica que não se justifique com corrupção do Porto, nem vitória que não tenha sido justa. A meio da época, quando estavam em primeiros, o Senhor Luis Filipe Vieira foi à televisão dizer que estava a ser uma época muito justa, repleta de esplendorosas arbitragens. Acontece que o Benfica perdeu e o campeonato e, de repente, segundo o Senhor António Carraça, o Campeão Nacional apenas ganhou porque... fez batota. Como as coisas mudam.

Fico contente por tão estimada Associação Desportiva não pretender ganhar qualquer campeonato com batota. Sem aliciamento de jogadores - caso do Estoril em 2004/2005 - e sem encostar o melhor jogador do rival durante 2 meses, vamos lá ver quantos serão capazes de ganhar. Curiosidade, foram os únicos campeonatos ganhos pelo "melhor clube Português" nos últimos 18 anos.

Luís Filipe Vieira, o conquistador de títulos


À medida que o FC Porto se aproximava da conquista do título as críticas dos benfiquistas ao seu presidente, Luís Filipe Vieira, foram aumentando. Uma das formas que os adeptos encarnados usaram para mostrar o seu desagrado foi graffitando nos arredores do Estádio da Luz aquilo que o seu presidente lhes prometeu e não cumpriu.

Apesar de terem razão em muitas das frases que escreveram, a que está na imagem - "Vamos investir no futebol e ganhar não 1 titulo, mas 2 ou 3 seguidos" - foi uma das poucas verdades que Luís Filipe Vieira disse em toda a sua vida. De facto houve um investimento fortíssimo no futebol encarnado, o que levou a um crescimento brutal do passivo do clube e o Benfica venceu não uma, nem duas, nem três, mas quatro Taças das Liga consecutivas. Um feito inigualável e que ficará para sempre na memória dos benfiquistas.